Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Joana

um mundo cheio de histórias para contar

Joana

um mundo cheio de histórias para contar

19
Dez16

5 Razões para adorar o Natal em Londres

Joana Santos
Estamosa menos de uma semana do Natal e Londres está mais luminosa do que nunca. Nãohá, sem dúvida, melhor altura do que esta para visitar o Reino Unido. É comoentrar num conto de fadas – só falta mesmo é a neve! Resolvi, por isso,partilhar a lista de pormenores londrinos que me fazem gostar tanto do mês deDezembro aqui por estas bandas.

Feiras de Natal

Osingleses, ao contrário da ideia que tinha deles, fazem a vida na rua. Aos fins-de-semana,os parques – faça chuva ou faça sol – estão sempre cheios de gente, de criançasa brincar na lama ou na relva, nas poças de água ou nos baloiços e escorregas. Atémesmo durante a semana, depois do horário de trabalho, é frequente ver as ruascheias de grupos de amigos e colegas que se dirigem para os famosos pubs ingleses. Por isso, há sempre umalista interminável de lugares para visitar ao ar livre a qualquer hora do dia.Nesta época, as feiras de Natal enchem a cidade. Estas feiras, para além debancas de world food, são tambémconhecidas por darem oportunidade aos pequenos artesãos e ao pequeno comérciode se mostrar, uma vez que há imensas barraquinhas de onde podemos tirar ideiaspara presentes muito originais. Para além disso, há música em muitas destasfeiras e, claro, carrosséis para os mais novos. As feiras mais conhecidas são ade Southbank Centre, bem junto aoTamisa e a de Leicester Square, pertoda famosa loja de M&M’s. Mas hámuitas outras, mais pequeninas, dentro de igrejas, nos Town Halls (o equivalente às nossas câmaras municipais) e em muitosoutros parques e praças da cidade, como SloaneSquare, onde podemos ouvir ChristmasCarols.

 

Luzes de Natal

Quandose acedem as luzes das ruas mais famosas da cidade, Londres fica ao rubro. Há umevento gigantesco em plena Oxford Street,com concertos de nomes bem conhecidos do panorama musical inglês e até fogo-de-artifício.A rua fica fechada ao trânsito durante um dia inteiro e há quem faça fila paraconseguir o melhor lugar desde madrugada. Este ano, as luzes ligaram-se aindaem Novembro, e houve até uma parada de brinquedos, patrocinada pela famosa lojaHamleys, que incluiu desfiles pelarua da da famosa Peppa Pig, da Barbie e do Bob, o Construtor. Mas desengane-se quem pensa que esta é a únicarua iluminada. Também a Regent’s Streetestá iluminada, com anjos feitos de pequenas luzinhas. No ano passado, adecoração desta rua não foi a esperada, mas este ano esmeraram-se! A Bond Street, uma rua onde encontramosmarcas como Dolce & Gabana, Ralph Lauren ou Prada, é outra das ruas londrinas que se destaca pela sua luminosidade.Depois, claro, há os centros comerciais e lojas de departamento. A John Lewis esmerou-se na sua montranatalícia, fazendo-nos lembrar o campo, as montanhas, a neve. A House of Frasers brilha até mesmo vistado outro lado da rua e também o Harrodsvibra à distânica.




Jantares de amigos

Quandose está longe da família, tudo é um pretexto para juntar os amigos e celebrar.Afinal de contas, são esses mesmos amigos que passam a ser o nosso seiofamiliar neste país que não é o nosso, que não é a nossa casa. É comum, nestasemana que antecede o Natal, vermos, da rua, as outras casas cheias de pessoas,que se juntam à volta de uma mesa, muitas vezes repleta de uma imensidão depratos de vários lugares diferentes do mundo, para celebrar a festa da família.O meu grupo de amigos também não quis ser excepção: este fim-de-semana,juntámo-nos para partilhar bacalhau à Brás e mousse de chocolate bemportugueses, mojitos mexicanos e umdoce do Bangladesh. Já no ano anterior, partilhei o meu Natal, e mais tarde aminha passagem de ano, com amigas polacas. Esta é também a magia de Londres: apartilha constante de culturas e hábitos de lugares que desconhecemos.

Anúncios de Natal

Quemé que não ficou encantado com o anúncio de Natal que publiquei aqui? Éimpossível não adorar este casal amoroso de ursinhos de peluche. Mas também éimpossível não adorar todas as outras personagens que nascem na criatividade natalícia.Adoro anúncios de Natal e adoro-os porque todos eles passam uma mensagem de paze amor: exactamente aquilo que esta quadra deve ser. Deixo-vos aqui os meuspreferidos!






Christmas Jumpers

Sabemaquelas camisolas de lã super amorosas, que vemos sempre vestidas naspersonagens daqueles filmes de Natal? Aqui há uma verdadeira febre por causadessas camisolas. Todos têm de ter a sua e há quem, depois de tantos anos,reúne já uma colecção de fazer inveja. São as Christmas Jumpers! Há camisolas para todos os gostos: as maistradicionais e as mais originais, com luzes, com música, com brilhantes… Há atéum dia em que todos têm de vestir a sua camisola e levar o espírito natalíciopara onde forem. As empresas, até mesmo as mais formais, permitem que os seusempregados se divirtam neste dia e, portanto, é comum ver pessoas vestidas comas suas camisolas de lã por baixo de fatos completos!

Epor aí? Quais são as razões que vos fazem gostar tanto da época natalícia desselado do mundo em que estão?

Com amor,

 Joana

10 comentários

Comentar post

Sigam-me

Mais sobre mim

foto do autor

INSTAGRAM

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.