Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Joana

um mundo cheio de histórias para contar

Joana

um mundo cheio de histórias para contar

05
Out16

Cinco cafés bonitos para trabalhar em Londres

Joana Santos
Hoje é feriado em Portugal. Dia 5 de Outubro, dia da Implantação da República. Grande parte de Portugal está a aproveitar este dia: nas compras, na rua, em viagem. Não sei como está o tempo no meu país, mas espero que esteja um dia de sol quentinho.
Aqui, em Inglaterra, não é feriado. É só mais um dia normal, em que as pessoas correm para os autocarros, para as estações de metro, para os escritórios. Para todo o lado. Como sempre. Eu sou sortuda. Hoje não sou uma delas. Também tenho a sorte de poder parar de correr e aproveitar o dia. 
O sol londrino parece ter adivinhado: ainda não parou de brilhar. 
Sempre que não estou a trabalhar, especialmente em dias em que o sol está quentinho, aproveito para conhecer Londres. E hoje não foi excepção. Como queria pôr a escrita em dia, vim para um café, perto da minha casa nova. Assim que cá cheguei, soube logo sobre o que iria escrever hoje: cafés bonitos para trabalhar.
Trabalhar nem sempre tem de significar ficar sentado o dia inteiro dentro de um escritório. Estudar nem sempre tem de significar ir para uma biblioteca cheia de livros e não sair de lá enquanto não soubermos a matéria toda de cor. Claro que há quem o prefira, mas eu sou adepta de aliar a descoberta de locais novos à lista de afazeres. Por isso, os meus locais preferidos para estudar e/ou trabalhar são mesmo os cafés. Em Lisboa, passava horas infinitas no Pois, Café ou no Espassus. Desde que vim para Londres, tornou-se ainda mais entusiasmante. Há tantos sítios bonitos aqui e todos tão bem equipados com tudo aquilo de que precisamos: tomadas, mesas, espaço e, mais importante do que tudo, café, chá e bolinhos. 
Hoje, deixo-vos uma lista dos meus cafés preferidos para trabalhar e estudar em Londres. 

Park Theatre, Finsbury Park

Este é, de longe, o meu lugar preferido. Passei lá grande parte do inverno de 2015/2016. O sítio não é só um café, mas também um teatro, onde passam sobretudo peças de comédia. O espaço divide-se em dois andares e uma mezzanine (um género de varanda), o meu lugar de eleição. No geral, é sossegado, excepto nas noites de sexta. Aqui encontram muitas outras pessoas a trabalhar e, portanto, consegue-se estar em silêncio e é fácil concentrarmo-nos. O melhor de tudo é o chocolate quente que eles servem. De facto, este chocolate quente foi considerado um dos melhores de Londres e o melhor daquele bairro. Ali à volta, no bairro de Finsbury Park, encontram muitas lojas de comércio tradicional, um parque gigantesco, que é palco de alguns festivais de verão, e ainda uma pequena floresta, que cresceu no meio de uma linha de comboio abandonada, chamada Parkland Walk.



Café Zee, Ealing Broadway

Descobri este café quando vim conhecer a casa nova. Aquilo que mais me chamou a atenção foram os bolinhos na montra: tartes, bolachas caseiras, croissants. Hoje, finalmente, vim experimentá-lo e já é o número dois do meu top. O espaço é gigantesco: para além do andar do café, tem ainda uma cave cheia de mesas e sofás muito confortáveis. Pelas paredes, há estantes cheias de livros que nos convidam a ficar. Mas aquilo que ganhou o meu coração foi a lista interminável de chás. Quem me conhece sabe que bebo chá a toda a hora, compro caixas e caixas de chá mesmo que não precise adoro receber chás de outras partes do mundo. Por isso, quando vi uma lista repleta de chás de frutos vermelhos, rosa, jasmim, citrinos... soube que ia voltar. Quando me fartar de trabalhar ou riscar da lista todas as tarefas de hoje, sei que estou a um passo de um parque cheio de árvores, flores e pequenos lagos para relaxar.



Costa Coffee, Tower of London

Não costumo gostar de ir trabalhar para o centro de Londres. Há demasiada confusão e todos os sítios estão constantemente cheios de pessoas, que entram e saem sem parar. No entanto, o Costa Coffee mesmo ao lado da Torre de Londres surpreendeu-me pela positiva. Descobri-o num dia em que já estava farta de procurar lugares onde me pudesse sentar para acabar um trabalho que tinha de enviar naquele dia. O espaço não é assim tão grande para tanta gente que o visita, mas ganha pela vista maravilhosa que tem sobre o Tamisa. E, obviamente, uma boa vista é meio caminho andado para nos sentirmos confortáveis, certo?

(Imagem retirada do Foursquare)


The Front Room Café, Finsbury Park

O The Front Room Café é conhecido pelo seu típico English Breakfast e, por isso, aos fins de semana de manhã está a abarrotar, com uma filha de espera gigante à porta. Mas, no resto dos dias, partilha-se as mesas com tantas outras pessoas que escolhem este café para pôr a vida em dia. O lugar é caricato: nas paredes armas de caça misturam-se com quadros bordados à mão, nas prateleiras livros antigos partilham o espaço com máquinas de escrever e de costurar. É tudo muito antigo e tradicional. Se por lá passarem algum dia, vale a pena pedirem chocolate quente e torradas com compota.



Nero, BBC Broadcasting House

Quando a minha veia de jornalista decide dar os ares da sua graça. não há sítio melhor para estar do que aqui. Afinal de contas, este café fica no edifício da British Broadcasting Corporation (BBC), em Oxford Circus. É comum ver-se gente com câmeras de filmar, máquinas fotográficas, microfones e gravadores a entrarem e a saírem do café. Se tiverem sorte, podem ainda apanhar alguém a entrevistar outra pessoa mesmo ali nas mesas do café. Quando lá vou, sinto-me em casa. As palavras fluem ainda melhor e consigo pôr tudo em ordem. Aqui, já reencontrei amigos e colegas de faculdade, já conheci pessoas, já falei da vida sem parar e já planeei o meu futuro com a maior das certezas. 



Com amor,
Joana

7 comentários

Comentar post

Sigam-me

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.