Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Joana

um mundo cheio de histórias para contar

Joana

um mundo cheio de histórias para contar

24
Out17

MAIS CALMA | O Workshop da Da Nova

Joana Santos

Depois de um mês sem escrever no blogue (por boas razões, prometo), regresso, ironicamente, com uma publicação sobre escrita. Criativa, ainda por cima.

Há um ano que tenho sessões de coaching (hei-de falar sobre isso aqui no blogue) com a querida coach Sónia da Veiga. E, sem querer avançar muitas nas razões que me levaram até ela, porque isso é assunto para uma próxima conversa convosco, um dos primeiros Trabalhos para Crescer que ela me deu foi fazer uma lista de projectos que tinha deixado por cumprir, mas que não queria - ou podia, adiar mais. Dessa lista constavam muitas linhas que, felizmente, hoje em dia, estão quase todas riscadas. Não porque deixaram de fazer sentido, mas porque eu consegui, finalmente, dar andamento a estes projectos pendentes. 

Um dos items dessa lista era, exactamente, participar num Workshop de Escrita Criativa. Sempre, desde que me lembro, adorei escrever: imaginar enredos, construir personagens e dar-lhes vida. Mas a verdade é que depois de concluir o curso de Jornalismo a minha capacidade para o fazer era quase nula. As histórias bonitas deram lugar aos factos crus. E era difícil fugir deles. Mas o sonho de escrever um livro não tinha desaparecido e, por isso, decidi que ia voltar a criar uma prática de escrita. 

Procurei alguns workshops mas todos eles me pareciam prometer demasiado. E eu gosto de sentir, à partida, logo uma conexão verdadeira com o que me prometem. Por isso, durante um ano, não me inscrevi em nenhum dos muitos que vi. Mas lá veio a querida Rita da Nova, que eu já queria conhecer há muito tempo, depois de alguns anos a segui-la pelos blogues e redes sociais, tornar todo o meu projecto por cumprir realidade. 

 

livrosworkshop.JPG

 

Quem melhor do que ela para me ajudar a voltar à escrita? Senti logo um grande SIM quando ela anunciou que ia dar um Workshop de Escrita Criativa. Porque a Rita escreve, acima de tudo, de forma cativante. E transparece ser uma pessoa genuína. Por isso, inscrevi-me.

O workshop aconteceu este fim de semana, à volta de uma mesa, com comida deliciosa, chás e águas aromatizadas (feitas pelas mãos das Olívias). E foi tudo aquilo que eu podia pedir. Apresentamo-nos da forma mais criativa de sempre, fizemos exercícios de desbloqueio da escrita e, no fim, aprendemos a olhar para os detalhes para sermos capazes de tornar tudo o que fomos partilhando ao longo daquele dia numa história com princípio, meio e fim. Saí com a certeza de que sou capaz: de me expressar, de forma criativa e de ser eu, verdadeiramente, através de um papel e de uma caneta. 

Agora é continuar este trabalho: porque também acredito que a prática é um ponto essencial aqui. Se nunca pousarmos a caneta, trabalhamos a nossa confiança e, pouco a pouco, vamos conseguindo tornar real tudo aquilo que, agora, é apenas um plano na nossa lista. 

 

workshopbolo.JPG

 

Obrigada, Rita. E obrigada a todos aqueles que partilharam este dia tão bom comigo. 

A Rita já tem datas para os próximos workshops: em Lisboa e no Porto. Por isso, não se acanhem. Falem com ela!

Com amor, 

Joana

2 comentários

Comentar post

Sigam-me

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.